segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Franz Justus Nicolai e Anna Maria Nicolai, bisavós paternos

Franz Justus Nicolai durante quase uma década foi barbeiro, cabeleireiro e vendia charutos no seu estabelecimento comercial em Leipzig, no início do século 20. Esta foto de ateliê foi feita no dia do casamento. Anna Maria Schoppan (sobrenome do primeiro marido; nome de solteira está Brause nos documentos encontrados) já tinha um filho do casamento anterior, o tio Willy Schoppan, que também ingressou na Colônia Guarani-RS, mas apenas em 1913, quatro anos após meus parentes diretos.




Na foto do meu avô sozinho, segundo meu pai Germano, ele ficou com uma "asa" do bigode mais fina ao cochilar na cadeira de barbeiro com o charuto na boca, mas resolveu não apará-lo, ostentando um charuto numa asa e uma fumaça de cigarrilha na outra, para fazer uma associação fácil com os produtos que vendia.


A seguir, a certidão de óbito de Franz, com os nomes de meus bisavós: Justus Hieronymus Nicolai e Maria Christina Nicolai. E aí aparece também o nome do meio de meu tio Francisco Nicolai Filho, Emílio, além do filho de Ana Maria (aí está Maria Anna por engano), Willy Schoppan, como declarante do óbito.


 * * *
Uma curiosidade: o fotógrafo Pinkau, das duas primeiras fotos de meus avós, clicou a maior parte dos representantes da nascente social-democracia alemã do séc. 19 e teve algumas reproduções que ficaram historicamente muito bem conhecidas, como as dos senhores abaixo, Carlos e Frederico:


 

2 comentários:

  1. Olá, Willian! Nossa família tem procurado informações sobre a vinda de nossos bisavós da Alemanha para o Brasil: em que navio(s) vieram, data de chegada ao Brasil e ao RS, e toda a trajetória deles até chegarem à Colônia Guarani. Por acaso vocês têm algum documento e informações sobre isso? Meu email é re.nicolai, no gmail. Desde já, muito obrigado! Abraços!

    ResponderExcluir