terça-feira, 11 de outubro de 2016

1953 - Emprego na Livraria Oscar Nicolai - Belo Horizonte-MG

Havia poucas e pequenas livrarias em Belo Horizonte; a única que poderia rivalizar com as de São Paulo ou Rio de Janeiro era a Livraria Oscar Nicolai, com vários andares de livros novos, serviço de importação e até um sebo; atraído pelo nome, um dia resolvi entrar e perguntar ao dono sobre suas origens para saber se haveria algum grau de parentesco entre nós. Descobri que não, pelo menos diretamente. A família dele emigrara da Alemanha para a Argentina, e posteriormente foi morar na minha cidade natal de Santo Ângelo, "na quadra de cima" de nossa casa. Acabei convidado para trabalhar na livraria assim que me formasse no CPOR, e logo ficava responsável pelo setor de importação de livros, trocando correspondências internacionais em várias línguas, e fazendo meus primeiros trabalhos de revisão.

Durante o tempo que lá trabalhei, os funcionários todos achavam que eu era parente do dono, não se metendo comigo (havia muita intriga interna, disputa pela atenção do chefe). Uma vez tentei esclarecer os fatos, mas ninguém deu atenção, então deixei que pensassem o que quisessem, desde que me deixassem em paz.

Na imagem, o registro do emprego em minha carteira profissional. Um ano e um mês depois saí de lá a fim de me mudar para São Paulo. Carregando muitos livros adquiridos na livraria, isso nem precisava dizer...


Um comentário:

  1. Meu pai era táo fechado em si que parece que irei conhecer mais o meu pai atraves deste blog

    ResponderExcluir