terça-feira, 11 de outubro de 2016

1950 - Aluno de Engenharia na UFRGS e serviço militar à vista

"Em 1950 iniciei o curso de engenharia civil na universidade do Rio Grande do Sul. Minha atração pelas ciências exatas foi a responsável. Em poucos meses me desiludi.

Meus estudos me destinaram a fazer o serviço militar no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). Em novembro devia me apresentar para exames de saúde e de seleção. Não o fiz, esperando ser dispensado, para sair do Rio Grande e evitar o serviço militar. Mas fui obrigado a servir, já marcado como rebelde. Em julho de 1952 pedi transferência para Belo Horizonte. Evitei S. Paulo, porque soube que ainda usavam a artilharia de montanha, com os canhões desmontados e transportados por mulas."



[trecho extraído do livro de memórias de Nelson Nicolai, ainda inédito:  
TESOURO DOS REMÉDIOS DA ALMA 
ou Reminiscências de um autor menor e relação 
das peregrinações de um aprendiz de bibliólogo, 
em busca de livros antigos, estimados ou curiosos]


Nenhum comentário:

Postar um comentário