domingo, 9 de outubro de 2016

1949 - Convite e livreto de formatura do colégio N. Sª do Rosário, de Porto Alegre

Convite de formatura do colégio N. Sª do Rosário, de Porto Alegre, em 1949.
Eu, Nelson Nicolai, no curso Científico.


 
 
 
 

 
 


 Do livreto reproduzo apenas algumas páginas:



O Irmão Arnulfo homenageado nessa ocasião, anos depois (com 40 anos) abandonou a batina para se casar com sua aluna na UFRGS Lya (de 25 anos).

É o mesmo Celso Pedro Luft que escreveu várias gramáticas e dicionários e um dos autores mais sérios, no melhor dos sentidos, e de mente mais aberta com quem eu e dois de meus filhos trabalharam ao longo da vida, compartilhando eles comigo dessa mesma impressão.

Renovo a homenagem a ele, com este "causo" que diz muito de sua personalidade:

O dia começava muito cedo no colégio, já às 5 h os alunos tinham que estar em atividade. O Irmão Arnulfo, que também era músico e compositor, madrugava a tocar música sacra.
Com o ritmo e os acordes desse tipo de música, os internos, já sonolentos, acabavam dormindo mais um pouco. De repente, eram acordados por uma rumba.
Nas primeiras vezes fiquei em dúvida se tinha ouvido a rumba e de onde tinha saído aquele som. Conversando com os colegas, descobri que era o próprio Irmão Arnulfo que fazia isso para despertar a piazada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário