Na foto do meu avô sozinho, segundo meu pai Germano, ele ficou com uma "asa" do bigode mais fina ao cochilar na cadeira de barbeiro com o charuto na boca, mas resolveu não apará-lo, ostentando um charuto numa asa e uma fumaça de cigarrilha na outra, para fazer uma associação fácil com os produtos que vendia.
A seguir, a certidão de óbito de Franz, com os nomes de meus bisavós: Justus Hieronymus Nicolai e Maria Christina Nicolai. E aí aparece também o nome do meio de meu tio Francisco Nicolai Filho, Emílio, além do filho de Ana Maria (aí está Maria Anna por engano), Willy Schoppan, como declarante do óbito.
* * *
Uma curiosidade: o fotógrafo Pinkau, das duas primeiras fotos de meus avós, clicou a maior parte dos representantes da nascente social-democracia alemã do séc. 19 e teve algumas reproduções que ficaram historicamente muito bem conhecidas, como as dos senhores abaixo, Carlos e Frederico:
Eu sou Bisneto de Willy Schoppan
ResponderExcluirOlá, Willian! Nossa família tem procurado informações sobre a vinda de nossos bisavós da Alemanha para o Brasil: em que navio(s) vieram, data de chegada ao Brasil e ao RS, e toda a trajetória deles até chegarem à Colônia Guarani. Por acaso vocês têm algum documento e informações sobre isso? Meu email é re.nicolai, no gmail. Desde já, muito obrigado! Abraços!
ResponderExcluir