quinta-feira, 29 de setembro de 2016

De onde vim

Nasci em 2 de fevereiro de 1932, em Santo Ângelo (ex-Santo Ângelo Custódio, ou seja, Santo Anjo da Guarda, em espanhol San Angel de la Guardia), o último a ser fundado dos Sete Povos das Missões Guaranis, no Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Pai:  Germano Nicolai, ou Germano Guilherme Nicolai, de nome alemão Hermann Wilhelm Nicolai, nascido em 8nov1905, em Leipzig, Saxônia, Alemanha, e falecido em 8jul1982, em Ijuí-RS (sepultado em Santo Ângelo).

Mãe:  Irma Miguelina Cozzatti, ou Cozzat antes da italianização forçada dos nomes tiroleses, nascida em 29set1907, em Santiago do Boqueirão-RS, e falecida em dez1973 em Porto Alegre-RS, descendente de tiroleses da cidade de Vorarlberg, no oeste da Áustria.

Germano e Irma se casaram em 18jul1928, em Santo Ângelo. Dessa união nasceram nessa cidade em 1929 minha irmã, Guida Ana Cerizara, casada com Carlos Cerizara, o zagueiro do time onde eu era o goleiro (Grêmio de Santo Ângelo), e em 1932 eu. Quando eu tinha perto dos 13 anos de idade, meus pais se separaram. Ele foi viver com Zulmira Battista/Baptista, também de origem tirolesa (Cortina d'Ampezzo) em Ijuí, e ela foi morar com minha irmã, em Porto Alegre.

Germano era filho de Franz Justus Nicolai , nascido em 1877? , em ?: Königsberg, antiga capital da Prússia. Franz era barbeiro/cabeleireiro e vendedor de charutos em seu estabelecimento que teve vários endereços na cidade de Leipzig, conforme os Adress-buches encontrados na net.

A mãe de Germano era Ana Maria ou Maria Ana ou Mariana, viúva do primeiro marido (de sobrenome Schoppan), também sem maiores informações até o momento, embora apareçam alguns nomes de Maria/Anna Maria/Anne Maria/Anne Marie nos Adress-buches de Leipzig.

Tenho a foto desses avós, no dia do casamento, num estúdio fotográfico de Leipzig, o conhecido Atelier de Pinkau und Gehler. Foram pais de meu tio Francisco Nicolai Filho e dois anos depois de Germano, meu pai.

No registro de entrada, em 21fev1909, dos imigrantes povoadores da Colônia Guarani-RS (depois município de Guarani das Missões) no códice C-527 do Arquivo Público do RS, consta: "NICOLAY, Franz, 33 anos, alfabetizado, acatólico [luterano], casado; Marianna, 38, alfabetizada, casada; Franz, 5; Hermann, 3. Obs.: Povoamento. Registros 6653-6656".

Por sua vez, meu avô Franz era filho de Justus Hieronymus Nicolai e de Maria Christina Nicolai, dos quais ainda não tenho informações documentadas.

Irma, minha mãe, era filha de João Maria Cozzatti e de Elisa Catarina Zanon, e tinha como irmãos a tia Flora e o tio Victor Hugo Cozzatti (morador de Jaguari-RS), casado com Dora, que por sua vez era irmã da tia Célia Moreira Alves, madrinha da minha irmã Guida. Célia também se mudou para São Paulo e foi mãe do Pedro Henrique, e a relativa proximidade fez com que fosse mais fácil e constante a convivência com eles.

Por enquanto paro aqui. E a história mal começou.


se tiver mais informações ou imagens sobre as pessoas citadas, 
favor encaminhar mensagem para renicolai no  g  mail
obrigado



Nenhum comentário:

Postar um comentário